15 estratégias comprovadas para o sucesso do seu negócio no Facebook

15 Dicas Matadoreas para o seu Negócio no Facebook

15 estratégias comprovadas para o sucesso do seu negócio no Facebook

Entre os muitos segredos do sucesso no Facebook está um que é pouco mencionado nos artigos que leio. Todos esperam que as estratégias de uma página nessa rede social dê os melhores resultados com o menor esforço possível.

Por isso, quero compartilhar aqui nesse artigo as 15 Dicas Matadoras para o Sucesso do seu Negócio no Facebook.

Resultado com pouco esforço

Resultados expressivos com pouco esforço simplesmente não existem. Sabe qual o motivo? Essa é uma rede complexa e que mexe justamente com o ser mais complexo desse planeta, o ser humano.

Qual o segredo então? è preciso se dedicar a aprender os recursos da ferramenta e ao mesmo tempo saber e ter a certeza de que o trabalho será “complexo ao dobro”. Vamos então às dicas:

Qual o tamanho da foto de Perfil ideal para o Facebook ?

1) Adicione uma imagem de perfil reconhecível

Escolha uma foto de perfil que seja fácil de ser reconhecida. Pode ser uma logomarca, no caso de uma empresa ou sua foto, caso seja empreendedor ou um consultor.

Dimensões ideais para a foto de perfil no Facebook: 180 x 180 pixels – (em computadores aparecerá no tamanho 160 x 160 pixels).

Estar reconhecível é muito importante para ser encontrado nesse mundo de informação. Sua imagem será exibida na parte superior da página do Facebook, além de aparecer como miniatura em todas as atualizações.

Dimensões: 180 x 180 pixels – (em computadores aparecerá no tamanho 160 x 160 pixels).

ESSA É REALMENTE UMA ESCOLHA IMPORTANTE!

Foto de Capara Facebook 851×315 pixels

2) Escolha uma foto de capa envolvente

Escolha uma foto de capa envolvente para sua página no Facebook

É crucial que você escolha uma foto de capa atraente. Essa imagem ocupará a parte superior e a imediatamente visível da página. Escolha, portanto, uma imagem que chame a atenção do seus visitantes e do seu público alvo.

Dimensões: 851 x 315 pixels

3) Otimizar as descrições de sua foto de perfil e foto de capa, adicionando links

Importante opção de descrição de foto de capa e perfil, a inserção de links contribui de forma indiscutível para que pessoas interessadas em conhecer mais sobre você ou sua empresa encontrem mais informações no seu site oficial, blog ou outro conteúdo na internet..

Considere também um sistema de encurtamento de URLs, o que vai te permitir colher informações de acesso aos mesmos. Dessa forma você saberá se esses links estão funcionando (sendo clicados) ou não.

4) Integre sua foto de perfil com sua foto de capa

Se criatividade não é um problema pra você, tente utilizar esse “recurso” extra para integrar o layout entre as fotos de capa e perfil. Uma maneira simples mas eficiente de deixar o visual da sua página, pelo menos, diferente da maioria.

Integre sua foto de capa com a foto do perfil. Uma dica muito interessante

As possibilidades são infinitas!

5) Configure um botão de chamada para ação na sua página

No final de 2014 o Facebook disponibilizou um recurso que permite adicionar um botão de Cal To Action (CTA – Chamada para a Ação), na foto de capa das páginas, com um URL de destino à sua escolha.

As opções são: “Reserve nossos serviços”, “Entre em contato conosco”, “Saiba mais sobre nós”, “Faça uma compra ou uma doação”, “Use nosso aplicativo ou jogo”.

Esse é um recurso sensacional para redirecionamento de tráfego para seu site, blog ou e-commerce.

6) Configure corretamente a aba “Sobre” com informações básicas da empresa

A seção “Sobre” é uma das mais importantes das páginas do Facebook e muita gente acaba se esquecendo de dar atenção às informações dessa seção.

Um resumo das informações será visto do lado direito da página e a pessoas poderá ter acesso completo ao acessar o link sobre, que atualmente fica do lado esquerdo.

É interessante também você preencher as informações como, por exemplo, o dia/ano que a sua empresa foi fundada, quando lançou algum produto que seja popular ou quando realizou algum evento. Para isso, clique em uma das opções:

 

  • Fazer reservas
  • Anuncie o seu negócio
  • Receber ligações telefônicas
  • Receber mensagens
  • Ajudar as pessoas a encontrar seu negócio
  • Criar um evento
  • Criar uma oferta
  • Escrever uma nota
  • Iniciar um vídeo ao Vivo

7) Publique fotos e vídeos em sua timeline. Time… o quê?

Isso mesmo. Apesar de lógico, muita gente deixa de utilizar esse recurso. Porquê fotos e vídeos? Por que já é comprovado que são os tipos mais atraentes de conteúdo no Facebook.

A outra razão é que ao postar esse tipo de conteúdo o Facebook já os entende como “aplicativos” que podem se adicionados automaticamente à cada página.

Verifique, entretanto, se as dimensões dos arquivos estão de acordo com as recomendações de melhores práticas do Facebook.

8) Outros tipos de conteúdo também são bem-vindos

Fotos e vídeos são importante, mas postar somente esse tipo de conteúdo fará com que o seu alcance seja menor e decrescente ao longo do tempo. Então, tente alternar o tipo de conteúdo que você compartilha para que as chances de seu público vê-lo sejam aumentadas. Compartilhar links para artigos ou notícias externas também conta.

Esteja certo, no entanto, se esse conteúdo está otimizado para ser “visto” pelo Facebook. Um exemplo é se a imagem principal da página será alcançada pelo Facebook e será exibida corretamente. Ao se colar o link no campo de postagem, você verá uma prévia de como ficará o resumo do conteúdo na timeline.

Aqui tem um artigo interessante que mostra Como Publicar em Vários Grupos do Facebook de uma só Vez.

9) Promover informações relevantes na medida ideal antes do CTA

Um dos principais motivos da maioria das empresas no Facebook é o de gerar leads. Ou seja, engajar pessoas para fazer uma oferta posteriormente e tentar transformá-los em clientes.

O que conta nesse caso é o compartilhamento de informações que engajem as pessoas antes de você fazer uma oferta de vendas, por exemplo. Portanto, ter um equilíbrio entre o que é apresentado aos visitantes é muito importante.

A maioria tenta vender a todo o momento e isso acaba gerando um experiência extremamente negativa pa o usuário do Facebook. Seja inteligente. Engaje primeiro e mostre o valor do seu produto, deixando a opção de procurar sabe mais e/ou comprar para o seu possível cliente.

Não encha a timeline somente com link e chamadas para a ação. Ao invés disso, compartilhe informações que engajem e deixem seu público curioso, ansioso ou com vontade de conhecer em detalhe uma oferta, um produto ou algo similar.

Facebook é uma rede social e as pessoas estão cansadas de serem bombardeadas com ofertas. Seja criativo.

Dica nota 10: para qualquer conteúdo que contenha links, esteja certo de colocá-los antes do final da quinta linha. Dessa forma o Facebook não irá ocultá-lo quando inserir o link “Ver mais”.

10) Fique atento ao momento e à frequência ideais para suas postagens

Considerada por muito como estratégia de sucesso, o excesso de postagens pode se tornar um tiro no pé dos administradores de uma página do Facebook. Os algoritmos da empresa são feitos para analisar esse tipo de ação e pode acabar penalizando a página.

O ideal é que você aprenda com sua audiência, realizando testes de horários específicos para cada tipo de público. Qual é a sua persona? Há que horas ela normalmente acessa o Facebook? São perguntas que você deve saber sobre seu público alvo, testar e testar.

Analise o desempenho de cada tipo de publicação, juntamente com o horário em que a mesma foi postada. Faça testes e mais testes. Só assim você terá resultados significativos com as publicações nas páginas do Facebook.

11) Aproveite as ferramentas de publicação e segmentação do Facebook

Você sabia que pode agendar mensagens que serão postadas? Esse agendamento vai te poupar tempo na gestão da sua audiência e também permitir equilibrar o conteúdo a ser publicado.

Você sabia que pode definir postagens individuais para expirar em determinado tempo? Isso mesmo. Essa pode ser uma ótima ideia para mensagens que devem ser percebidas somente durante um tempo específico; eventos futuros ou ofertas de tempo limitado, por exemplo.

Todos esses dois recursos podem ser gerenciados pela aba “ferramentas de publicação” no topo da sua página do Facebook.

Não menos importante, não deixe de aproveitar os recursos de segmentação para postagens direcionadas especificamente a determinados públicos.

O Facebook permite segmentar postagens individuais por sexo, relacionamento ou status educacional, idade, local, idioma ou interesses. Aqui também você pode configurar uma data de validade para o conteúdo.

12) Fixe posts importantes no topo da sua página

Quando você publica um conteúdo novo em sua página do Facebook, você acaba “empurrando” para baixo as postagens mais antigas. No entanto, você pode querer que um determinado conteúdo fique em destaque na parte superior da sua página.

Esse é um recurso presente e que poucas empresas utilizam. O Facebook oferece a opção de fixar o post no topo da sua página.

Este posts fixos pode servir como promoção ou captura de leads, anúncios de produtos ou o que você achar mais conveniente para ser realçado.

Para fixar uma mensagem, clique na seta drop-down no canto superior direito de um post em sua página e clique em “Fixar no Topo”. Esse conteúdo ficará, então, fixado na parte superior de sua página, sinalizada com um marcador azul pequeno.

Se quiser retirá-la, basta acessar novamente a drop-down no canto superior direito e clicar em “Desafixar do Topo da Página”.

13) Monitore e responda aos comentários em sua página

Um erro que muitas empresas e pessoas cometem no Facebook é o de não responder ou comentar as interações que os seus fãs têm com sua página. Não se esqueça nunca de dar atenção a essa parte, a dos comentários.

Você pode monitorar e responder aos comentários através do link “Notificações” no topo de sua página.

Embora possa não ser necessário responder a cada comentário que você recebe, você deve monitorar minuciosamente as conversas que acontecem por lá (especialmente pra ficar atento a possíveis crises que podem surgir sobre sua marca). Tente interagir de forma regular com seus fãs.

Outra dica importante é sobre o que você precisa fazer (e que talvez esteja correndo riscos) para garantir sua privacidade no Facebook.

14) Promova sua página e gere mais seguidores

Investir em publicidade é uma forma rápida de alcançar mais pessoas. E agora que sua página já possui um conteúdo relevante e engajador, mesmo assim só isso não será suficiente para que sua base de fãs cresça. A não ser que seu conteúdo seja tão engajador que organicamente seu crescimento será constante e vigoroso.

A opção de promoção da sua página permite alcançar seu público (definido na hora de anunciar) de maneira mais rápida e objetiva. O investimento em publicidade no Facebook pode ter o intuito de divulgar um conteúdo novo ou de aumentar sua base de fâs, por exemplo, entre outros.

15) Mensure sempre os seus esforços no Facebook

Lembra da dica no item #3 do uso de URLs de acompanhamento? Esse é o motivo: Na sua plataforma de estratégias e análise de marketing, você vai poder acompanhar quantos cliques essas URLs estão recebendo e, portanto, a quantidade de tráfego que estão enviando ao seu site.

E se você já estiver utilizando um funil de marketing, você será capaz, inclusive, de atribuir leads e clientes para essas ações específicas do Facebook. Muito legal, não acha?

Além dessas métricas mostradas pelas ferramentas da sua plataforma de automação marketing digital (caso você tenha), você deve também utilizar o Facebook Insights para acompanhar as métricas de engajamento na rede.

No Facebook Insights, você vai analisar dados como a demografia do seu público alvo, ver se ela casa com o seu estudo de persona e se esse público está realmente se envolvendo com sua página.

Você terá também uma ampla visão sobre como as pessoas estão interagindo com as diferentes postagens em sua página. E isso pode ser utilizado para definir os rumos da sua estratégia de conteúdo do Facebook, publicando mais do que funciona e menos do que não.

O Facebook Insights pode ser acessado na parte superior da sua página.

Esperamos que tenha curtido esse conteúdo. Até o próximo.

Share this content:

Publicar comentário